Itinerários formativos e atuação nas políticas sociais: estratégias e desafios no trabalho com sujeitos/pessoa, grupos, instituições e comunidades.
Organizadores: João Eduardo Coin de Carvalho, Rodrigo Toledo, Dreyf de Assis Gonçalves, organizadores. Santa Maria, RS: Arco Editores, 2024.
Apresentação
O GT Itinerários formativos e atuação nas políticas sociais para garantia de direitos: estratégias e desafios no trabalho com sujeitos/pessoa, grupos, instituições e comunidades constituído para os Encontros Nacionais da Associação Brasileira de Psicologia Social (ENABRAPSO) desde 2019, tem tido a oportunidade de receber estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais de instituições públicas e privadas de diferentes regiões do país para discutir relatos de formação e atuação profissional. Nas reuniões foi possível dar conta de uma enorme variedade de experiências – os itinerários formativos – associadas à produção de conhecimento, formação e/ou intervenções em Psicologia Social voltadas para as Políticas Sociais (educação, saúde e assistência social). Este livro traz uma seleção destes trabalhos que trataram da educação/formação/atuação de psicólogas para as políticas sociais em diferentes modalidades: apresentação e discussão dos protocolos, processos e itinerários formativos da subjetividade necessários para a implantação e sustentação das políticas sociais; discussão e desenvolvimento dos suportes conceituais, éticos e políticos que dão sustentação às práticas profissionais para as políticas sociais; processos de entrada, contato e conhecimento junto a um dado território, população e/ou instituição; experiências na entrada e construção de redes de atuação intersetorial; desenvolvimento e inovação nas práticas e protocolos de atendimento a populações em situação de alta vulnerabilidade. Desta forma, foi possível reunir experiências e análises dos processos de formação e de atuação profissional no campo das políticas sociais, mostrando trabalhos que têm a potência de poder contribuir estrategicamente com a formação crítica de futuras psicólogas comprometidas com uma sociedade diversa e justa, capazes de analisar e considerar os fenômenos sociais como constituintes de um movimento dialético, complexo e multidimensional.
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